O que é Osteopatia?

A Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso de remédios ou cirurgias. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

O tratamento utiliza uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da Osteopatia funcionam para dores generalizadas na coluna e demais articulações e pode ser aplicado a Osteopatia Estrutural, Visceral ou Craniana.

Fitcorpo

Os quatro grandes princípios da Osteopatia:

1- A estrutura (ossos, músculos, órgãos, etc.) está reciprocamente inter-relacionada com funções dos vários sistemas do corpo humano. O neuro-músculo-esquelético é regulador de todos os outros sistemas. Disfunções dos componentes somáticos podem não ser só uma manifestação de doença, mas um fator que contribui para a própria doença.

2- O organismo tem a capacidade de se auto-regular e curar, uma vez eliminados os obstáculos que promovem a doença.

3- O sangue transporta todos os nutrientes necessários ao funcionamento saudável dos tecidos. Uma boa circulação vascular é essencial para o bom funcionamento do organismo.

4- Os fluxos nervoso, vascular, linfático, nervoso são cruciais para a manutenção da saúde.